Visite Alcanena

Caracterização

Vila de Alcanena   Alcanena Capital da Pele

Pertencendo ao distrito de Santarém, o concelho de Alcanena, formado por sete freguesias (5 freguesias e duas Uniões de Freguesias), localiza-se na zona de transição entre o Maciço Calcário Estremenho e a Bacia Terciária do Tejo, caracterizada por solos férteis e significativos recursos hídricos. A variedade paisagística da região assenta em duas vertentes distintas: a Serra (a norte) caracterizada pelas superfícies elevadas e agrestes das Serras de Aire e Candeeiros, e o Bairro (a sul), onde se estendem as planícies, as colinas baixas e as encostas. Aqui, encaixa-se a Bacia Hidrográfica do Rio Alviela, a mais importante nascente cársica do país.

A origem da vila remonta, segundo alguns historiadores, à ocupação árabe da Península Ibérica, da qual terá herdado a toponímia e a fixação e desenvolvimento dos trabalhos de curtimenta de peles.

Terra de ideais republicanos, a sua história é, acima de tudo, a história dos curtumes, restando poucas dúvidas quanto à importaria decisiva desta indústria para a sua afirmação como centro populacional expressivo a partir do século XVII.

Visite o Concelho de Alcanena, onde encontra Património Edificado e Natural de rara beleza.

Veja o vídeo aqui

Fonte: Câmara Municipal de Alcanena

Mapas:

Bing

Google

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.